Selo Gazeta Pará-minense
Logo Gazeta Pará-minense Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e imparcialidade,
desde 1984

Ano 42 - Nº 2121

08 de Maio de 2026

HISTÓRIA DE VIDA

Historias

07/05/2026
HISTÓRIA DE VIDA

Maria Helena Ferreira Mendonça, filha de Geraldo Ferreira de Morais e Maria Esmeralda Teixeira de Morais, nasceu em Belo Horizonte/MG, em 14 de maio de 1942, reside no bairro Nossa Senhora das Graças. Teve apenas uma irmã, ainda viva, Maria de Lourdes Ferreira, 87, aposentada, residente no Centro.  Viúva de Silésio Mendonça, teve 3 filhos, Silvana, 60, Heloísa, 57 e Silésio Júnior, 54 e 2 netos netos, João Víctor, 19 e Pedro Augusto, 14. Para saber mais sobre a história de vida dela, a reportagem GP conversou com Maria Helena Ferreira Mendonça. Acompanhe.

“Em 1957, meu pai trabalhava nos Correios e foi transferido de Belo Horizonte para Pará de Minas. Minha infância foi muito boa, simples, mas com muita diversão. O meu dia a dia era de estudos, brincadeiras contato com outras crianças. As brincadeiras naquela época eram ótimas, podíamos brincar nas ruas e quintais, sem o perigo e violência de hoje. Estudei em Belo Horizonte/MG no Grupo Escolar Padre Eustáquio, no bairro de mesmo nome, no Colégio Nossa Senhora da Piedade, no bairro Calafate e em Pará de Minas na Escola Normal e Ginásio São Francisco (departamento feminino), hoje Colégio Sagrado Coração de Maria.”

ADOLESCÊNCIA – “A minha adolescência foi uma adolescência com muitos sonhos, muitas alegrias e muito juízo. Não frequentei o ensino superior. O meu 1º emprego foi na Escola Estadual Serafim Ribeiro Rezende, em Florestal, o 2º emprego foi na Escola Estadual Dom Bosco em Pará de Minas e por fim Escola Estadual Professor Pereira da Costa, onde me aposentei.”

CASAMENTO – “Quando eu morava em Belo Horizonte, aos meus 14 anos, eu via o Sinésio passar pelas ruas do bairro Padre Eustáquio. Nesta época ele morava no bairro também. Mas só depois de 06 anos, que eu já estava morando em Pará de Minas, foi que eu o conheci no Banco que trabalhava.”

DIAS DE HOJE – “Nos dias de hoje eu acordo cedo, faço algumas tarefas de casa, vou para o pilates alguns dias da semana, pratico jardinagem, costuro e etc. Eu gosto de ler, costurar, assistir a filmes e jardinagem. Eu vejo o mundo de hoje com muito espanto pelo aumento da violência e acúmulo de funções que as pessoas têm no cotidiano. Por outro lado vejo muita tecnologia abreviando os caminhos, diminuindo as dificuldades, proporcionando condições de estudo dentro e fora de casa. Eu diria para os jovens de hoje a importância de valorizar os estudos, sempre com foco no futuro e manter-se atualizado. Conservar as boas amizades e valores familiares. Os momentos mais felizes da minha vida foram meu casamento e o nascimento dos filhos. E já o mais triste, foi a perda dos entes queridos. Sinto saudades das horas dançantes no Centro Literário Pedro Nestor, coisa que já não há mais em Pará de Minas. O segredo para chegar na minha idade é manter a serenidade nos momentos de estresse, estar sempre com Deus e em oração.”

MARIA HELENA FERREIRA MENDONÇA, 83

Mais da Gazeta